Kit de Viagem
Aqui pode encontrar os principais items da sua lista de “coisas a levar” na sua viagem a Marrocos:
- Medicação – toda a medicação usual, anti estaminico, anti inflamatório, diarreico;
- Protetor solar;
- Toalhetes ou desinfetante de mãos;
- Pequena lanterna (se viaja para o deserto);
- Chinela de dedo (havaiana).
Dinheiro
A moeda oficial é o Dirham.
Na maioria dos locais de compras ou hotéis aceitam pagamentos em Euro ou Dolar, para pequenas compras (café, água, alimentação, transportes) o ideal será ter dinheiro local. Todas as cidades têm ATMs (caixas de levantamento de dinheiro) onde pode trocar euros diretamente.
Também é fácil fazer câmbios em qualquer hotel ou nos bancos.
As ATMs aceitam normalmente as redes: Visa, Master Card, American Express, Maestro.
Alimentação
A gastronomia em Marrocos é considerada uma das melhores do mundo. O facto de ser rica em especiarias pode causar perturbações de estômago ou intestinos em organismos pouco habituados ou mais sensíveis.
Deverá ter atenção aos locais onde come e o tipo de comida. Nossos motoristas estão preparados para melhor recomendar.
As saladas cruas podem ser também pratos a evitar devido às águas em que são lavados e pelo facto de não serem cozinhados.
Qualquer organismo se pode ressentir com uma alimentação diferente. Coma bem e previna uma boa viagem. Evite beber água da torneira. Beba sempre água engarrafada e confirme se está fechada.
Vestuário
A pergunta frequente das mulheres é “como me devo vestir, uma vez que a cultura é tão diferente”. Como turistas a forma de vestir não é assunto de critica. Apenas terá de ter atenção como mulher, se gosta de ser “olhada” na rua ou se prefere a descrição.
Os homens, principalmente nos meios pequenos, estando mais acostumados a ver mulheres com djelabas (vestes compridas), naturalmente ao verem uma mulher mais desnuda, gostam de apreciar. Será mais fácil virar a cabeça para ver grandes decotes, saias ou calções curtos… A escolha é sempre de quem viaja e o respeito pela cultura em que vamos participar por uns dias, permite-nos conhecer melhor o país e as pessoas. “Em Roma sê Romano”.
Uma vez que o país é muito grande, acontece durante as viagens, encontrar locais com diferenças de temperatura consideráveis.O ideal será utilizar roupa “em camadas”. Assim poderá ir despindo ou vestindo, dependendo do local.
Se viaja no verão (Junho/Julho/Agosto) o ideal é utilizar roupa clara e de mangas cumpridas, principalmente se viaja para o deserto. O sol pode ser realmente forte. Proteja-se e tenha uma boa viagem!
Fotografias
Esta é uma viagem em que a maioria dos viajantes diz “nunca tirei tantas fotos!!!”. É realmente um país propicio à imagem.
Para tirar fotos diretamente a alguém o ideal será pedir autorização primeiro e respeitar a resposta. Pode acontecer, principalmente nas grandes cidades, virem pessoas perto de si, com animações para que tire fotos com eles, provavelmente de seguida vão pedir-lhe Dirhams.
Se não quiser dar moeda, o ideal será não tirar essa foto, mesmo que insistam.
Escolha de Alojamento
Nas cidades tem sempre duas opções principais de alojamento:
- Dentro da Medina – Aqui os carros não entram. As malas, caso não tenham rodas, têm de ser transportadas por pequenos carrinhos de mão. Tem de se deslocar a pé para encontrar qualquer transporte. É a zona mais típica de qualquer cidade, onde se pratica o comércio e se fazem as visitas guiadas.À noite é bastante calmo e silencioso e não é aconselhável andar na rua sem companhia a partir das 22h/23h. Os alojamentos dentro da medina têm características próprias, são geralmente pequenos Riads de ambiente familiar, com poucos quartos e bastante típicos;
- Fora da Medina – Geralmente são as partes mais modernas das cidades, menos pitorescas. Os alojamentos podem ser grandes Riads ou Hotéis 4 ou 5 estrelas. Os carros deixam-nos à porta e tem sempre transporte perto.
No Deserto tem várias opções de alojamento:
- Acampamento de Luxo – Fica à entrada das dunas. Pode ir de 4x4 até lá e depois optar por andar ou não de dromedário, para ver o pôr do sol no topo das dunas. As tendas são suites privadas com toillet. As camas são com armação e colchão. O duche tem boa água quente;
- Acampamento Normal – Situa-se dentro das dunas. A viagem até lá faz-se em dromedário durante 1h a 1h30. O regresso de manhã também é pela mesma via. As tendas são individuais. Os colchões estão instalados no chão. Os toillets são coletivos e a água é naturalmente escassa. É aconselhável preparar uma pequena mochila com o necessário para uma noite (pijama, escova de dentes, muda de roupa interior, casaco). A higiene diária será providênciada num hotel;
- Albergue /Kasbah- Hotel com características diversas, situado frente às dunas. O caminha até o hotel é em 4x4 e mantém a opção de andar de dromedário nas dunas.