logo teste

Viagens Marrocos

mil e uma experiências

programa de viagem à medida - guias em português

viagensmarrocos@trilhosalama.com
TEF.COMERCIAL-0351 932555593
TEF.MARROCOS–00212 662810005
tripadvisor

Gargantas Dades

  • guia locais garganta 1
  • guia locais garganta 2
  • guia locais garganta 3
  • guia locais garganta 4
  • guia locais garganta 5
  • guia locais garganta 6
     
  • guia locais garganta 7
     

Características

Gargantas Dades, também conhecida como Dades Gorge, situa-se em Marrocos, no Alto Atlas, no vale superior do Rio Dades, entre as cidades de Dades Boumalne e Msemrir. É um lugar muito aproveitado a nível turístico.

É famosa pela paisagem rochosa, caracterizada pelos “dedos dos macacos” e conhecida como o “cérebro de Atlas”, pela Kasbah (cidade islâmica) e, finalmente, pelas mais variadas vistas. O acolhimento dos habitantes, os berberes, também se realça.

Na sua vegetação não inclui palmeiras, mas sim amendoeiras, figueiras, algumas nozes, álamos e choupos.

Pode desfrutar-se de uma estrada formada em ziguezague, que serpenteia a montanha. Chegando ao topo da Garganta, podem observar-se maravilhosas paisagens.

O canyon, com paredes rochosas e avermelhadas, está localizado perto do rio e percorre-se pelo seu estreito caminho que nos leva à magia do lugar. Poderá defrontar-se, por vezes, com alpinistas, caminhantes e observadores de pássaros.

Dades Boumalne é recentemente a capital administrativa da região. Localiza-se na fronteira do Alto Atlas, a 1600 metros de altitude.

 

História

Foi na década de 1850 que estiveram a viver os primeiros habitantes, vindo das grandes cidades, como Ourzazate e Zagora.

Houve muitas pessoas que emigraram para França, devido à expansão do pós-guerra, e outros para Holanda.

A sua arquitetura, apesar da sua queda, tinha muito valor. Existem vários Ksur e muitos Kasbahs, situados em ruinas e em colinas, preenchendo uma grande dimensão da terra.

 

Clima

É caraterizado por um clima mais frio e húmido do que outras regiões.

No verão nota-se um clima ameno, com dias quentes e noites frias. Ao contrário, no Inverno chega o frio e a neve que podem vir a cortar ligações com o exterior.

É mais agradável entre o mês de Outubro e Maio. Durante o dia pode estar entre 20ºC e 25ºC (Abril e Outubro) e de noite entre 10ºC e 0ºC (Dezembro e Fevereiro).

O período das chuvas chega a partir de Novembro a Abril, vêm mais leves e caiem principalmente na zona costeira e no norte do Atlas. Apenas é temperado junto à costa, igualmente ao clima português.

 

 

Localização

Roteiros que passam por Gargantas Dades:

Informações Uteis

viagensmarrocos@trilhosalama.com
TEF. COMERCIAL - 00351 932555593 

TEF. MARROCOS – 00212 662810005
tripadvisor