logo teste

Viagens Marrocos

mil e uma experiências

programa de viagem à medida - guias em português

viagensmarrocos@trilhosalama.com
TEF.COMERCIAL-0351 932555593
TEF.MARROCOS–00212 662810005
tripadvisor

Agadir

 Agadir-Praia

Características

Era antigamente chamada, em português, Santa Cruz do Cabo de Gué. O nome significa "muralha, fortaleza ou cidade" em berbere.

Cidade do sul de Marrocos e está situada no norte da foz do rio Suz. É a capital da região de Souss-Massa-Drâa e da municipalidade de Agadir-Ida ou Tanane. Em 2004 a população era de 344 422 habitantes e estimava-se para 2012, cerca de 600 177 habitantes.

Agadir é um dos destinos mais procurados de Marrocos, a nível turístico. Um dos lugares mais atrativos é o Parque Nacional de Souss-Massa que acolhe uma população de íbis-eremitas (espécie de ave em extinção).

É também famosa pelas suas grandes praias, com areais que se estendem por dez quilómetros. É muito limpo e durante os períodos de pico (junho a setembro) é vigiada por nadadores-salvadores e policiais.

Esta cidade é um importante porto comercial e o maior exportador mundial de sardinha. Os prédios altos, as avenidas largas, os modernos hotéis e os cafés ao estilo europeu fazem parte da modernidade. 

 

História

Finais da época medieval, Agadir é uma aldeia pouco célebre.

Em 1505, os portugueses, constroem uma fortaleza em frente do mar, a Fortaleza de Santa Cruz do Cabo de Gué de Agoa de Narba. Mas acabam por abandonar Safim e Azamor. Marrocos perdeu importância para Portugal, tornado cada vez mais para Índia e Brasil.

Uma kasbah é construída no cimo da serra, em 1572.

No século XVII, sob o reino da dinastia berbere do Tazeroualt, Agadir teve alguma importância no desenvolvimento do comércio com a Europa. Estes trazem os produtos manufacturados, como armas e tecidos. 

Em 1731, um terramoto forte afecta a cidade. Em 1746, holandeses instalam uma feitoria ao pé da kasbah, sob o domínio do sultão, e participam na reconstrução das cidades. Por cima da porta do kasbah, ainda hoje se pode ler a inscrição holandesa : "Vreest God ende eert den Kooning", que significa "Teme Deus e honra teu rei”.

Iniciou-se uma construção de um centro moderno na cidade, segundo os planos dos urbanistas Henri Prost e de seu adjunto Albert Laprade, durante o ano 1930.

A partir de 1950, com a abertura do porto comercial, a cidade desenvolve a pesca, as conservarias, a agricultura e a exploração de minérios.

Mais tarde, em 1960, foi novamente destruída por um sismo de magnitude 5,7 na Escala de Richter, que durou 15 segundos e matou cerca de 20.000 pessoas. O terremoto destruiu a Kasbah antiga e a reconstrução começou em 1961.

O atual presidente do município é Tariq Kabbaj.

 

Clima

Tem um clima temperado. A temperatura durante o dia é de 20°C, com as elevações de inverno, atingindo 20,7°C entre dezembro e janeiro. A temperatura anual apresenta menor ocorrência de chuvas e noites mais quentes no meado do ano. 

 

Localização

Informações Uteis

viagensmarrocos@trilhosalama.com
TEF. COMERCIAL - 00351 932555593 

TEF. MARROCOS – 00212 662810005
tripadvisor