logo teste

Viagens Marrocos

mil e uma experiências

programa de viagem à medida - guias em português

viagensmarrocos@trilhosalama.com
TEF.COMERCIAL-0351 932555593
TEF.MARROCOS–00212 662810005
tripadvisor

Casablanca

CasablancaCasablanca é a cidade de Marrocos, na costa atlântica do país, e uma das maiores do Norte de África. Tem cerca de 5,5 milhões de habitantes. É o maior porto e o maior centro industrial e comercial de Marrocos.

A cidade possui uma praça principal, da qual irradiam diversas avenidas. Na generalidade, os edifícios constituem uma versão francesa da arquitetura árabe-andaluza, brancos com linhas simples, sendo de especial interesse a área da Praça das Nações Unidas, onde se localizam as maiores infra estruturas.

Foi completamente destruída pelo terramoto de 1755. Nessa época instalaram-se na cidade muitos mercadores espanhóis passando Casa Branca a ser conhecida como Casablanca. Foi ocupada em 1907 pelos franceses que promoveram o seu desenvolvimento.

Durante a Segunda Guerra Mundial, em Janeiro de 1943, foi o palco de uma conferência entre o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill

História

Antes do Protetorado Francês a área que hoje Casablanca ocupa foi colonizada pelos berberes, por volta doséculo X a.C. Foi utilizada como porto pelos fenícios e depois pelos romanos. Um pequeno reino independente, na zona com o nome deAnfa, surgiu na zona em resposta aos árabes muçulmanos, e continuou a existir até à sua conquista pelosAlmorávidas em1068.

Durante oséculo XIV, sob osMerínidas, a cidade aumentou em importância como porto e, no início doséculo XV, tornou-se novamente independente. Surgiu como um porto seguro para os piratas, o que conduziu a ataques por parte dosportugueses, que a nomeavam Anafé, e que destruíram a cidade em1468. Os portugueses usaram as ruínas para construir umafortaleza militar em1515. A povoação que cresceu em torno dela era, de acordo com algumas fontes, chamada "Casa Branca", e daí o nome actual. Anfa é hoje o nome um bairro a oeste no centro da cidade. Os portugueses abandonaram a zona definitivamente em1755 na sequência dogrande sismo que a destruiu, e o núcleo urbano foi reconstruído pelo sultão de Marrocos a partir de1757.

A cidade e a medina de Casablanca como hoje existe foram fundadas em 1770 pelo sultão Mohammed ben Abdallah(1756-1790), neto deMoulay Ismail. A cidade tinha o nome deDar el Beida(que significa "Casa Branca" em árabe) e Casa Blanca em castelhano.

No século XIX Casablanca tornou-se um dos principais fornecedores de lã para a indústria têxtil, então em expansão na Grã-Bretanha, e beneficiou do aumento do tráfego marítimo. Casablanca manteve uma dimensão do porto algo modesta. Até 1921 deu-se o grande aumento para 110.000 habitantes em grande parte através do desenvolvimento de bairros de lata.

Protectorado Francês

Em Junho de 1907 os franceses tentaram construir um caminho-de-ferro ligeiro perto do porto que passava por umcemitério. Os habitantes da cidade atacaram os trabalhadores franceses, e seguiram-se violentos tumultos. Chegaram tropas francesas para restaurar a ordem pública e tomaram conta da cidade. Foi o início de um real processo de colonização, embora o controle francês de Casablanca só fosse formalizado em 1910. Foi especialmente durante o mandato do governador Hubert Lyautey que Casablanca se tornou o grande centro económico marroquino e o maior porto de África.

O filme Casablanca, de 1942, mostra o estatuto colonial da cidade naquela época, como centro de luta de poder entre as potências inimigas europeias, sem qualquer referência à população local, e com um vasto naipe de personagens cosmopolitas (americanos, franceses, alemães, checos e outros) mas nenhum árabe.

Marrocos obteve a independência de França em 2 de Março de 1956.

Economia

Casablanca possui um dos maiores portos artificiais do mundo, sendo um local importante de negócios e comércio. As principaisindústrias são a pesqueira, a vidreira, a demobiliário, a de materiais de construção e a dotabaco. Existem várias áreas de comércio, onde são vendidos vários tipos de produtos, nomeadamente oartesanato.

Clima

O inverno como em todas as cidades do norte da África é com temperaturas não muito altas, mas também não baixas. Os verões não são muito quentes, mas muito secos.

O clima de Casablanca é comparável ao de San Francisco(Estados Unidos), de Santiago, de Melbourne ou da Cidade do Cabo.

Durante o verão, as chuvas e massas de calor são muito raras. O Clima da cidade é Mediterrânico.

Localização

Roteiros que passam por Casablanca:

Informações Uteis

viagensmarrocos@trilhosalama.com
TEF. COMERCIAL - 00351 932555593 

TEF. MARROCOS – 00212 662810005
tripadvisor