logo teste

Viagens em Marrocos

mil e uma experiências

programa de viagem à medida - guias em português (com prévia marcação)

Efetuamos reservas em Marrocos
viagensmarrocos@trilhosalama.com
Recetivo MARROCOS – 00212 662810005
tripadvisor

Mausuleo Mohamed V e Torre Hassan

Rabat-MAUSULEO-MOHAMED-V

O Mausoléu de Mohammed V está localizado no lado oposto à Torre Hassan, na esplanada Rabat, no Marrocos. Contém os túmulos do rei marroquino e de seus dois filhos, o Rei Hassan II e o Príncipe Moulay Abdallah. O edifício é considerado uma obra-prima da moderna arquitetura da dinastia Alaouite, com a silhueta branca, coberto com típicas telhas verdes. Foi construído na extremidade do recinto da mesquita inacabada oposta à da torre e a sua construção foi completada em 1971.

A Torre Hassan minarete de grandes dimensões construídoséculo XII. Apesar de inacabado, é um dos ícones de Rabat. A mesquita pretendia ser a maior do mundo, a seguir às de Meca e à Grande Mesquita de Samarra, no Iraque, mas a sua construção foi abandonada em 1199. Irmâ gêmea da Koutubia em Marrakech e Geralda em Sevilha.

Rabat-Torre-Hassan

A mesquita fazia parte do plano do califa almóada Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur(Yakub I referido como Almançor nos documentos históricos portugueses) de transformar Rabat na sua capital e no símbolo do "do seu poder e da sua fé e comemorar a sua retumbante vitória sobre os cristão na batalha de Alarcos. Pretendia-se que minarete, mais de 80metros de altura, como a mesquita, fosse o maior do mundo, mas não ultrapassou pouco mais de metade do planeado (44 metros).

Construído em arenito vermelho,as obras foram iniciadas em 1184-1195, mas foram interrompidas após a morte de Yakub e nunca foram retomadas. O resto da mesquita também ficou incompleta, tendo apenas sido construídas partes de algumas paredes e erigidas 200 colunas.

Às sextas feiras são realizadas orações especiais para descanso das almas em paz.

Informações Uteis

viagensmarrocos@trilhosalama.com
TEF. COMERCIAL - 00351 932555593 

TEF. MARROCOS – 00212 662810005
tripadvisor